A cantora e compositora fez uma parceria com uma empresa de bicicletas, para tornar a educação mais acessível para meninas no Malawi.
Dos mais de 4,6 milhões de estudantes no país Malawi, no leste da África, apenas 8% completam o ensino médio, e as meninas são as mais afetadas desproporcionalmente por esse problema. Recentemente, uma fonte improvável iniciou um programa usando doações de bicicleta para tentar fazer algo sobre isso.
A cantora e compositora Rihanna criou a Fundação Clara Lionel em 2012 para financiar programas de saúde e educação para crianças em todo o mundo. Em janeiro passado, ela visitou escolas no Malawi para passar tempo com as crianças, compreender seus desafios e como ela poderia ajudar essas meninas. Ela conseguiu ver que as longas distâncias que os estudantes tinham para viajar, para poder frequentar a escola foram um dos principais contribuintes para as altas taxas de abandono escolar.
A fundação já anunciou uma parceria de cinco anos com o Ofo chamado "1KM Action". A principal plataforma de compartilhamento de bicicletas do mundo, a Ofo foi fundada em 2014 e atualmente oferece 6.5 milhões de bicicletas em mais de 150 cidades. 1KM Action financiará bolsas de estudo para ajudar centenas de meninas a frequentar o ensino médio e doar bicicletas para os beneficiários da bolsa para combater seus desafios de transporte.
"Estou tão feliz com a nova parceria da Fundação Clara Lionel com a Ofo porque ajudará tantos jovens de todo o mundo a receber uma educação de qualidade e também ajudar as jovens do Malawi a chegarem nas escolas com segurança, reduzindo aquelas caminhadas muito longas, onde elas fazem para ir a escola sozinhas ", disse Rihanna em um comunicado de imprensa sobre a parceria.
Algumas das bicicletas já foram entregues, e o programa está recebendo comentários positivos de estudantes e professores. Você pode verificar o vídeo de Rihanna visitando Malawi aqui .